A Petrobras anunciou na noite de ontem que comprovou a ocorrência de petróleo em águas profundas na Bacia do Ceará. A descoberta aconteceu durante a perfuração do poço 1-BRSA-1080-CES (1-CES-158), conhecido como Pecém.
O poço está localizado a cerca de 76 quilômetros do município de Paracuru, em lâmina d’água de 2.129 metros. A profundidade atual do poço, segundo a Petrobras, é de 4.410 metros e a perfuração prosseguirá até 5.500 metros.
De acordo a estatal, a descoberta ocorreu em reservatórios siliciclásticos (sedimentos de rochas formados predominantemente por silicatos - que, por sua vez, são compostos de silício e oxigênio) da formação Paracuru, “constatada por indícios de hidrocarbonetos na perfuração, análise dos perfis e resultados de testes a cabo”, diz a Petrobras, em nota.
“As amostras de fluido obtidas no poço indicaram a presença de hidrocarbonetos líquidos, que serão caracterizados via análise de laboratório. A coluna estimada de hidrocarbonetos é da ordem de 290 metros, sendo 140 metros de reservatório”, conclui.
A Petrobras é a operadora da concessão BM-CE-2, com 60% de participação, em consórcio com a BP Energy do Brasil, que detém os outros 40%. Segundo a petroleira, o grupo dará continuidade às operações para concluir o projeto de perfuração do poço até a profundidade prevista, verificar a extensão da nova descoberta e caracterizar as condições dos reservatórios encontrados.
A estatal não detalhou o volume de petróleo que espera extrair do poço nem a qualidade do óleo encontrado.
Investimentos
O anúncio da perfuração de poços em águas profundas no litoral cearense foi feito em 2010, como O POVO noticiou à época. Na ocasião, a estatal previu investir R$ 350 milhões com a exploração no litoral cearense, prevendo perfurar cinco poços até 2013.
Desde 2008, contudo, já se questionava a possível existência de petróleo na camada pré-sal do litoral cearense - área de águas ultraprofundas, abaixo da camada de sal, que se localiza a mais de 6 mil metros de profundidade. Não é o caso da descoberta anunciada ontem pela estatal, apesar da grande profundidade da perfuração.
Com as novas descobertas de petróleo pelo país, a Petrobras espera dobrar sua produção até 2020. A produção nacional de petróleo deverá passar de aproximadamente 2 milhões de barris por dia em 2010, para aproximadamente 3,950 milhões de barris.
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O crescimento da exploração de petróleo no litoral cearense é importante para o Estado especialmente por causa dos royalties, valores pagos pela Petrobras aos municípios onde acontece a extração.
Saiba mais
Ceará tem a menor produção do País
Em janeiro deste ano, a Petrobras registrou crescimento na produção de petróleo no Ceará. Ao todo foram produzidos 8.509 barris de óleo por dia (boe/d). Crescimento de 48,95%, se comparado ao mesmo período de 2011.
Mesmo com o crescimento, a produção cearense ainda é a menor do País. Rio de Janeiro (1.841.691 boe/d) lidera a produção nacional, seguido por Espírito Santo (403.750 boe/d), Amazonas (106.918 boe/d), Bahia (92.050 boe/d) e São Paulo (82.739 boe/d).
A atividade de exploração da Petrobras no Ceará começou em 1967, mas o primeiro campo (Xaréu) só foi descoberto em 1977, na costa de Paracuru. A produção teve início em 1981.
Depois foram descobertos os campos de Curimã, Espada e Atum, que hoje abrigam nove plataformas localizadas em águas rasas.
Fonte: O Povo
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.